Notícias de SMS

Loading...

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Ruído contínuo e ruído intermitente: conceitos

O anexo 01 da NR-15 dista sobre ruído contínuo ou intermitente, e define ambos como "aqueles que não são ruído de impacto".

Mas qual é a diferença entre ruído contínuo e ruído intermitente?

Ruído intermitente é aquele cujo Nível de Pressão Sonora (NPS) com variação de até3 dB em períodos entre 0,2 segundos e 15 minutos.

Já o ruído contínuo é aquele cujo NPS varia em até 3 dB durante períodos superiores a 15 minutos.

Para fins de avaliação quantitativa de ruído, no entanto, não há diferenciação entre os mesmos. Para ambos, o aparelho de medição recomendado é audio-dosímetro, que deve estar devidamente calibrado (é fundamental que se exija o certificado de calibração de todos os aparelhos de medição, que deve estar em conformidade com os critérios da rede Brasileira de Calibração - RBC). O decreto 4882/03 relaciona as avaliações ambientais com os procedimentos estabelecidos pela Fundacentro - neste caso, a NHO-01, que trata sobre a metodologia da avaliação de ruído.

4 comentários:

Anônimo disse...

valeu dr.Gustavo, foi muito útil para mim este tema que colocaste em seu blog.

Anônimo disse...

Boa tarde Rodrigo! meu nome é Caroline, curso Técnico em Segurança do Trabalho ... e o meu tema é falar sobre o ruído intermitente ... como vi que vc tem muito conhecimento quero saber se pode me ajudar passando algumas informações ... a respeito do tema meu e-mail é caroline.ferreira.valadao@gmail.com
Aguardo ansiosa!

Obrigado!

Anônimo disse...

valeu to estudando sobre isso me ajudou muito

Anônimo disse...

Prezado,

Qual a fonte da informação que você postou em seu blog?